sexta-feira, 8 de abril de 2011

COMUNICADO DA FERGS AOS ESPÍRITAS GAÚCHOS!



Estimados irmãos e confrades espíritas.
    No último dia 1º de abril estreou nas salas de cinema de todo o país o filme "As Mães de Chico Xavier". Trata-se de produção que aborda passagens da vida do médium Francisco Cândido Xavier, enfocando com sensibilidade e lucidez temáticas como a imortabilidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e as consequencias morais daí advindas. A película estimula reflexões ligadas à espiritualidade, desafiando os contextos materialistas em que nossa sociedade ainda se vê imersa - desencadeando, por conta disto, severas críticas de vários órgãos de imprensa. 
    Para nós e para nossas instituições, que temos dedicado-nos à divulgação e à difusão da veneranda Doutrina Espírita, a abordagem da imortalidade da alma em uma mídia de massa como o cinema constitui-se em grande oportunidade e desafio de divulgação.    
    Logo, é preciso que o Movimento Espírita mobilize-se, levando o maior número possível de pessoas às salas de cinema, sustentando materialmente a bela iniciativa de divulgação realizada pelos produtores e diretores do filme, operacionalizando as ações condizentes com nossas responsabilidades de seareiros espíritas.   
    Conclamamos a todos para que possamos somar nossos esforços e permitirmos, desta forma, que persistam e se multipliquem ações como esta, despertando a humanidade para os princípios do Consolador e acelerando a regeneração de nosso amado planeta.
    Com votos de paz, trabalho e êxito,
        Maria Elisabeth Barbieri
        Presidente
        Federação Espírita do Rio Grande do Sul
        Gabriel Nogueira Salum
        Departamento de Comunicação Social Espírita
        Federação Espírita do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 6 de abril de 2011

UMA NOITE INESQUECÍVEL!

Um significativo público compareceu, na noite de terça-feira, 05 de abril, no ginásio “gigantinho” de Tramandaí para assistir a conferência de Divaldo P. Franco.  Várias lideranças e trabalhadores espíritas do Litoral Norte, e de outras regiões estiveram presentes ao evento.
O nobre orador desenvolveu, na jovialidade e lucidez de seus 83 anos, uma notável abordagem sobre a imortalidade da alma e a comunicabilidade do Espírito. Divaldo transitou por diversos contextos históricos, do Ocidente e do Oriente, para retratar o fato das manifestações paranormais como um dispositivo natural da vida, que coube a Allan Kardec estudar, pela primeira vez, dentro do rigor metodológico e científico.
Nosso querido Divaldo, com seu carisma de sempre, ponderou sobre a contribuição insofismável trazida pelo Espiritismo, ao situar a mediunidade não como um “dom” ou uma “graça”, mas como uma faculdade humana, associada a estrutura biológica do ser.
Certamente um dos momentos mais emocionantes foi o caso narrado por ele, de uma mãe que teve seu filho assassinado.  A mediunidade, esclareceu, é a porta que se abre para as vozes dos imortais voltarem, consolando os corações sofridos na amargura da perda.
O Movimento Espírita da 10ª. Região Federativa se felicitou com o belo encontro organizado pela União Intermunicipal Espírita e S.E. Fé, Amor e Caridade de Tramandaí.
O Conselho Regional Espírita do Litoral Norte parabeniza, pela iniciativa e organização, as queridas irmãs Veroni, Eloá, Neusa e toda a equipe de trabalhadores que, nos bastidores e no anonimato, organizaram esse ingente e profícuo evento.

Diretoria Executiva – CRE 10ª. Região


ALGUNS REGISTROS DO EVENTO 












FOTOS GENTILMENTE ENVIADAS POR JORGE MOEHLECKE